Gestores dos estabelecimentos de saúde da Bahia devem ficar atentos às solicitações feitas pela Vigilância Sanitária na última semana!
A Vigilância Sanitária Estadual está fazendo um levantamento junto às instituições por meio da Ahseb. Conforme comunicado enviado pela associação, o órgão quer saber se os serviços possuem núcleo de segurança do paciente ou estrutura similar e, caso possuam, solicita que encaminhem nome dos componentes e contato do coordenador/representante/presidente. As respostas devem ser encaminhadas para o e-mail do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP): segurancapacienteba@gmail.com.
Já os estabelecimentos que dispõem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) têm até o dia 31 de agosto para enviar o Formulário Nacional de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conforme destaca comunicado enviado pela Federação Baiana de Saúde à Ahseb, reencaminhado a todos os associados. (acesse aqui o formulário).
A ação faz parte do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, publicado em 2015, que tem como objetivo geral integrar ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para a gestão da segurança do paciente em serviços de saúde do país visando à identificação e redução de riscos relacionados à assistência à saúde, conforme termos do documento (leia aqui).