“Existe uma demanda, uma necessidade grande de cuidar melhor dos nossos pacientes/clientes. A gente precisa se preocupar mais, cativar mais, conquistar mais e cuidar melhor. A ideia do Intersaúde é levar a melhoria da qualidade da assistência. Essa linha do cuidado vai da entrada até a saída do paciente”. A reflexão é do presidente da Ahseb, Ricardo Pereira Costa, durante a abertura do I Congresso Nordeste Interdisciplinar de Saúde (Intersaúde), nesta quinta-feira, 2, no Fiesta Convention Center, na Pituba. O Intersaúde segue até amanhã, 3, durante todo o dia.
Tendo como temática central questões envolvendo a segurança do paciente, o evento é uma realização da Universidade Corporativa (UCAS), com a chancela da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) e da Federação Baiana de Saúde (Febase).
De acordo com a coordenadora pedagógica da Ucas, Cileda Azevedo, a ideia do tema nasceu justamente da demanda constante do mercado.“A Ucas foi toda reformulada em março de 2014, e como parte dessa reformulação está o foco em trazer eventos que discutam temas relevantes para o público, associado ou não, preparando-os para lidar com estas temáticas. Este é o primeiro congresso de uma série, fruto desse anseio do mercado. Este tema da segurança do paciente é algo que está bastante em voga, tanto nacional como internacionalmente”, aponta ela, adiantando, inclusive, que a segunda edição do congresso já tem data prevista: 16 e 17 de julho de 2015.
A necessidade de falar sobre este tema também foi reforçada pelo presidente da Ahseb. “Nós instituições e entidades de classe, não tínhamos o hábito de fazer cursos assistenciais. A Asheb e o Sindhosba sempre fizeram cursos de gestão, administração hospitalar, auditoria, relacionamento com convênio, mas existia uma lacuna, que é a parte assistencial. O grupo de enfermagem responde por mais de 65% do corpo clínico, dos funcionários do hospital”, completa, explicando a importãncia do evento.
Além do presidente da Ahseb e da coordenadora pedagógica da Ucas, o presidente do Sindhosba, Raimundo Carlos Correia, também compôs a mesa de abertura do congresso.
PROGRAMAÇÃO
Durante a manhã desta quinta-feira (2), o congresso contou com a realização de três conferências abordando os temas “A benção e a alegria de cuidar de pessoas”, “Ato médico ou autonomia do enfermeiro?” e “Cenário nacional da enfermagem na atualidade”, além do painel interativo sobre “A interdisciplinaridade dentro do modelo assistencial”.
À tarde serão realizadas mais 5 conferências: “Metas internacionais de segurança”, “Profissionais de saúde frente à vulnerabilidade e exposição de riscos”, “Qualidade assistencial x sustentabilidade”, “Benefícios da incorporação de grupo de terapia intravenosa nos hospitais” e “Sistema de conectividade de bomba infusora”.
Veja mais alguns cliques.