Potencializar a redução de custos e aumentar a rentabilidade de materiais e medicamentos através das aquisições unificadas. Esse é o objetivo do projeto piloto da Ahseb intitulado “Compras Conjuntas”, em que a associação atua como um facilitador no processo de compras de seus associados. Este case, que vem obtendo sucesso em sua implantação, foi apresentado pela superintendente da associação, Maísa Domenech, nesta quarta-feira, 25, durante o evento de 15 anos da Bionexo, no Windsor Mercure, na Pituba.
Aproveitando a data comemorativa, a Bionexo buscou levar informações aos presentes sobre como aprimorar a gestão de suprimentos nas instituições e o projeto da Ahseb foi um dos exemplos demonstrados.
Na ocasião, Maísa apresentou, de forma resumida, os resultados do período de setembro a dezembro de 2014, cujo valor total das compras – entre medicamentos, material médico, de expediente e de higiene – obteve uma economia média gerada de 6,15%. Ela explicou ainda sobre a política do projeto e sua metodologia, que inclui aí cotar, negociar e comprar através de portais eletrônicos e/ou negociações focadas, bem como os desafios de implantar o projeto neste primeiro momento.
De acordo com Maísa, atualmente o compras conjuntas é composto por 3 entidades, mas as portas estão abertas para outros interessados. “Quanto maior o volume de compra, maior a redução no processo”, explicou a superintendente.
Além da Ahseb, o evento também trouxe aos presentes o case da “Cadeia de suprimentos: os avanços alcançados no planejamento de demanda”, do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), bem como contou com uma apresentação sobre “Tendência OPME’s: controle, transparência e gestão”.
15 ANOS BIONEXO – O diretor-presidente da Bionexo do Brasil, Maurício De Lázzari Barbosa, também participou da comemoração, apresentando algumas novidades tecnológicas da empresa que serão lançadas. Na ocasião, ele foi questionado também sobre as maiores dificuldades e paradigmas quebrados nesses 15 anos.
“As maiores dificuldades que tivemos foi, em primeiro lugar, à transformação cultural. E a segunda está relacionada com as questões éticas mesmo, existia muita resistência do fornecedor e de muitos hospitais/compradores sobre benefícios ou incentivos”. Ele explicou que os paradigmas se combinam a isso, visto que qualquer transformação exige um grande esforço, exemplificando sobre o funcionamento e a falta de conhecimento na internet nos anos 2000. “O principal paradigma agora é todos imaginarem que não é possível não ter soluções mobile, essa é a grande transformação do ponto de vista tecnológico”, apontou Barbosa.
A participação no evento foi elogiada pela superintendente da Ahseb. “Para nós foi importante participar deste momento. A Bionexo tem sido uma parceira dos projetos que temos desenvolvido e isso nos trouxe a possibilidade de poder ofertar aos nossos associados mais essa ferramenta de incremento de gestão. Eles já utilizam individualmente a plataforma e através do conjunto e do volume podemos possibilitar também uma maior economia”, apontou Maísa, aproveitando a oportunidade para desejar sucesso para a empresa.
“É muito importante o trabalho que eles vêm fazendo no mercado, organizando informações e abrindo este espaço onde fornecedores e prestadores tem a possibilidade de fazer negócios com transparência”.