As variadas temáticas e enfoques que englobam a liderança e a prática da comunicação nas organizações de saúde foram assuntos em destaque nas abordagens feitas por palestrantes e debatedores na tarde desta quarta, 24, no seminário “Um olhar para a essência das organizações de saúde: em busca de resultados sustentáveis” realizado pela Ahseb no Mundo Plaza Business Center, Caminho das Árvores, em Salvador (BA).
Os dois painéis que integraram a grade trouxeram exemplificações, testemunhos e aplicações diretas de ambos os conceitos e dos resultados que proporcionam quando são bem aplicados e bem direcionados pelas organizações. A exploração dos componentes dos dois paineis, tanto o “O segredo das melhores empresa para trabalhar” quanto o “Comunicação interna: reflexo na imagem e resultados da instituição”, foi feita de forma dinâmica, com ingredientes de humor, ludicidade e dinamismo, o que prendeu a atenção dos presentes.
“Nesse mundo tão virtual de de hoje, precisamos gostar de gente, pegar na pele, no pulso do paciente e estimular lideranças para estarem sempre perto”, comentou o presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan, que presidiu a mesa do primeiro painel, o qual teve como palestrantes a diretora da ABRH Brasil e diretora executiva do GPTW PE/AL, Danielle Maciel Brandão, e a diretora executiva e CEO do Laboratório Sabin de Análises Clínicas, Lídia Abdalla. Mauro Adan ainda questionou sobre o valor do contraditório num trabalho de equipe, sendo este um grande desafio. “Se você não permitir que o liderado te influencie, você não é líder. Precisamos valorizar, nas nossas relações na empresa, o contraditório”.
A jornalista e doutora em Comunicação e Saúde, Fabiana Franco, trouxe conceitos básicos do processo de comunicação para fazer um recorte do atual cenário das mídias digitais e sociais, em que todos são consumidores e ao mesmo tempo produtores de conteúdo, e o quanto que isto mudou a lógica do acesso à informação. No painel “Comunicação interna: reflexo na imagem e resultados da instituição”, Franco pontuou exemplos e casos muito comuns dentro das organizações, trazendo para a realidade das que atuam no setor da saúde.
O case apresentado pela diretora administrativa do Hospital Santa Izabel, Mônica Bezerra, sobre comunicação integrada intra-hospitalar, também exemplificou aos presentes caminhos e soluções encontradas pela instituição a partir dos seus próprios desafios. O painel foi seguido por debate mediado pela superintendente da Ahseb, Maisa Domenech, e trouxe outros elementos como a influência na reputação das empresas e como lidar com o whatsApp no ambiente organizacional.
*Fotos de Edson Ruiz