Confira a entrevista do Presidente da AHSEB (Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia), Mauro Adan, domingo, 14 de agosto de 2022, no Jornal A Tarde, Lei do Piso Nacional da Enfermagem causa impactos financeiros nas Entidades de Saúde.
A implantação do piso aumentará em 56% a folha de pagamento dos hospitais privados, segundo o presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), Mauro Adan. Ele afirma reconhecer a importância desses profissionais, mas avalia o reajuste como “completamente inviável e um risco ao sistema de saúde da Bahia”.
Adan preferiu não cravar uma média salarial para a categoria, argumentando a grande variabilidade de valores a depender do grau de complexidade do trabalho desenvolvido e o nível de especialização exigido. “Provavelmente virão muitas demissões, porque muitos leitos vão ser fechados, como consequência, não por retaliação”, declara Adan.
“Vai aumentar o custo do atendimento, esse custo vai ter de ser repassado para os planos de saúde, os planos de saúde vão ter que majorar os preços, e muitas pessoas que estão no sistema de saúde suplementar vão ter de sair”, pondera Adan, imaginando uma sobrecarga ainda maior no SUS, que terá de absorver esse público saído do sistema suplementar.
Confira a reportagem na íntegra – https://atarde.com.br/bahia/bahiasalvador/hospitais-apontam-risco-ao-setor-com-piso-de-enfermeiro-1203332#