O Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) foi acreditado pela Joint Commission International (JCI), líder mundial em certificação de organizações de saúde. Após quatro dias de intensa e rigorosa avaliação realizada por equipe multidisciplinar, o HCP conquistou o Gold Seal of Approval® (Selo de Aprovação de Ouro). A certificação atesta que os procedimentos assistenciais são realizados dentro dos melhores padrões internacionais de qualidade e segurança para pacientes e profissionais.
“Com a certificação nos padrões da JCI, o HCP se posiciona entre os melhores hospitais do mundo e passa integrar o seleto grupo dos 35 acreditados pela JCI no Brasil”, comemora a diretora superintendente do HCP, Iolanda Rocha. “Essa é uma das nossas mais importantes conquistas, o que reforça a cultura da qualidade, sempre presente em cada área do hospital”, completa, destacando que a acreditação também inclui o Centro Médico Cárdio Pulmonar.
A superintendente reforça que o Cárdio Pulmonar sempre buscou as melhores práticas de segurança assistencial e, desde 2012, investe intensamente em melhoria de processos e treinamento de seus integrantes. “Decidimos buscar a certificação, consolidando a missão, visão e valores do hospital, definidos no planejamento estratégico que é revisto e atualizado anualmente”, completa.
A mais recente revisão do planejamento determinou como uma das prioridades institucionais a expansão de 56 para 232 leitos, através do Projeto CP 200, que será concluído em 2018. “O objetivo passou a ser o crescimento sustentado por uma metodologia que primasse pela excelência. Encontramos na Acreditação JCI esse caminho para reforçar nossa visão, que é ser instituição de referência, líder no segmento de saúde de alta complexidade”, explica Iolanda Rocha.
Como define a gerente de Qualidade e Segurança, Janaína Regis, “essa conquista vem coroar o trabalho desenvolvido ao longo de cinco anos de preparação, fruto de um envolvimento consciente e harmônico de todos os integrantes que abraçaram o projeto liderado pela equipe de Qualidade e Segurança”.
Segundo Janaína, vale destacar a importância do apoio da consultoria prestada pelo Instituto de Consultoria e Gestão do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, que foi a primeira unidade hospitalar certificada pela JCI fora dos Estados Unidos, em 1999.
O processo de acreditação do Cárdio Pulmonar exigiu investimentos em capacitação das equipes, treinamento na metodologia da acreditação JCI, revisão de processos e adequação estrutural, entre outras ações voltadas para reforçar e consolidar a cultura da qualidade e segurança.
A Joint Commission International é uma organização norte-americana, sem fins lucrativos, que realiza acreditação desde 1994, atuando em mais de 90 países através do fornecimento de educação, publicações, consultoria e serviços de avaliação.
A acreditação tem a finalidade de apoiar o desenvolvimento de uma cultura de segurança e qualidade dentro de uma organização que continuamente se esforça para melhorar processos de cuidado ao paciente, além de favorecer um ambiente seguro para os profissionais, acompanhantes, visitantes e parceiros.
Os critérios de avaliação para a certificação envolvem aspectos relacionados a infraestrutura do ambiente hospitalar, direitos e deveres dos pacientes, tratamento e prontuário do paciente, capacitação e treinamento dos profissionais, gestão de riscos, prevenção e controle de infecção hospitalar, entre outros.
Fonte: site da Cardio Pulmonar. Link http://www.cardiopulmonar.com.br/noticia/cardio-pulmonar-conquista-certificacao-hospitalar-inedita-na-bahia/