Entenda a diferença entre um sistema de melhoria e um conjunto de ferramentas independentes
A indústria dos cuidados em saúde está experimentando grandes mudanças, que trazem, da mesma forma, desafios. O aumento dos custos dos cuidados de saúde, associado a novas exigências regulatórias, estão influenciando os resultados do sistema. Com a mudança para o cuidado baseado no valor (feeforvalue) e o aumento do consumismo (ou consumerismo) em saúde – fácil acesso por parte do paciente das informação de saúde com o uso das novas tecnologias , as expectativas dos pacientes estão mudando e suas vozes estão se tornando mais fortes do que nunca. Eles também querem padrões mais elevados de cuidados, mais informação sobre o seu tratamento, mais envolvimento nas decisões sobre os seus cuidados, transparência dos custos e dados de desempenho para ajudar nas suas escolhas de assistência.
Juntas, essas considerações estão mudando o mercado e forçando os sistemas de saúde a transformar suas operações clínicas para melhorar a segurança, a qualidade e a experiência dos cuidados prestados e reduzir os custos. Para enfrentar este desafio, os sistemas começaram a adotar e adaptar práticas efetivas de outros setores para otimizar a eficiência e melhorar os resultados.
Um exemplo é a metodologia Lean. Uma marca registrada do Sistema de Produção Toyota, Lean compreende um conjunto de princípios fundamentais para maximizar o valor da perspectiva dos clientes e eliminar o desperdício. Muitos sistemas de saúde começaram a aplicar metodologias Lean – e similares – com a esperança de alcançar ganhos de desempenho inovadores, mas, para alguns, os resultados foram mistos. Não é porque a metodologia é falha – é usada com sucesso na maioria das indústrias globais e praticamente todos os setores organizacionais , mas porque os princípios, que incluem um conjunto de ferramentas, não estão sendo totalmente integrados a um sistema de melhoria na saúde.
É desejável acreditar que um conjunto de ferramentas, como um “pacote de seis eventos Kaizen” ou uma ferramenta “A3“, transformará sozinha uma organização em um modelo de eficiência e melhoria contínua no longo prazo. Porém, a ligação que falta para muitas organizações que procuram uma solução sustentável é a apreciação da diferença entre um sistema de melhoria e um conjunto de ferramentas independentes.
Estabelecer um sistema de aperfeiçoamento em saúde que possa realizar melhorias operacionais e de qualidade contínuas e sustentáveis requer uma combinação dos seguintes elementos:
Um verdadeiro norte: Uma estratégia organizacional, defendida pela liderança, que se concentra em uma missão “Verdadeiro Norte”, à qual todos os trabalhos de melhoria serão alinhados;
Participação de toda a organização: Implementação da estratégia em toda a organização, desde a sala de reuniões até a linha de frente, com métricas de resultado e de processo estabelecidas para avaliar o progresso em cada nível da organização;
Ferramentas comprovadas e metodologia: Ferramentas Lean relacionadas à melhoria da condução, como eventos Kaizen, mapeamento de fluxos de valor, análise de causa raiz, solução de problemas A3, sistemas kanban e pull, métodos de organização do local de trabalho 5S, entre outros;
Responsabilidade de liderança: Ter um trabalho padrão de liderança, que define as expectativas e tarefas para os líderes apoiar o sistema de melhoria em todos os níveis da organização;
Monitoramento e gerenciamento contínuos: Sistemas diários de gerenciamento, que apoiam a solução de problemas e a execução da estratégia em toda a organização;
Apoio educacional: Desenvolvimento organizacional e atividades de treinamento que se concentram no ensino das ferramentas e métodos do sistema de melhoria para todos na organização, bem como o acompanhamento contínuo e o desenvolvimento de habilidades de coaching nos aspectos culturais e de sistemas de gestão da transformação.
Como essa lista indica, as ferramentas de melhoria de processos são um componente essencial de uma estratégia de transformação bemsucedida. Porém, são apenas uma parte do que é necessário para atender às expectativas crescentes de pacientes e reguladores agora e no futuro. O sucesso a longo prazo depende do desenvolvimento de um sistema de melhoria e aperfeiçoamento bem definido e altamente confiável, com prestação de contas em todos os níveis.
Fonte: Setor Saúde https://setorsaude.com.br/como-estabelecer-sistemas-de-melhorias-para-a-gestao/