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Gestão de Faturamento: da Recepção à Gestão de Recebíveis

Objetivo: Desenvolver habilidades e conhecimentos técnicos de gestão para que os profissionais que atuam ou desejam atuar com a gestão de faturamento na área da saúde possam exercer a profissão de forma eficiente e assertiva em prol de melhoria dos resultados.

Carga horária: 12 horas             Horário das aulas: 08:00h às 12:00h

Público-alvo: Profissionais da área de saúde que atuam ou desejam atuar com a gestão de faturamento integrada as estratégias institucionais.

Data: 15, 22 e 29 de março de 2025

* Data sujeita a alterações, dependendo do ponto de equilíbrio (relação custo/nº de inscritos)

Curiosidades sobre o tema abordado:

1. Você sabia que uma boa gestão de faturamento em instituições de saúde pode aumentar a receita em até 30%? A eficiência na cobrança e no controle de recebimentos permite que as instituições recuperem valores que, de outra forma, poderiam ser perdidos, além de otimizar os processos administrativos.

2. Você sabia que o uso de tecnologia na gestão de faturamento pode reduzir erros em até 70%? Ferramentas como software de gestão hospitalar e sistemas de automação de faturamento ajudam a minimizar falhas humanas, quebrando barreiras que podem atrasar o fluxo de caixa e prejudicar a operação da instituição.

3. Você sabia que a capacitação da equipe de faturamento pode ter um impacto significativo na satisfação do paciente? Profissionais bem treinados conseguem esclarecer dúvidas, otimizar o processo de autorização e melhorar o atendimento, resultando em uma experiência mais positiva e fidelização do paciente.

Conteúdo Programático:

Módulo 01 – Gerando faturas e contas médicas automáticas:

• Ciclo da conta – da recepção até o recebimento;
• Parametrizando do sistema baseado em contratos e tabelas;
• Organizando fluxos e rotinas, estabelecendo papéis e responsabilidades no processo de geração automática de contas e faturas hospitalares;
• Estabelecendo e acompanhando indicadores de gestão das faturas hospitalares.

Módulo 02 – Estruturando processos de cobranças:
• O processo de emissão de faturas duplicatas, notas fiscais e suas legislações vigentes;
• Novas estratégias para resolução das situações problemas;
• A utilização das cobranças bancárias com informe de protesto – como funciona e como aplica-las.

Módulo 03 – Gerindo recebimentos de faturas e de glosas com as novas tecnologias:
• Contas a receber: relacionando os créditos recebidos às faturas e recursos de glosas emitidos;
• Impactos e resoluções das glosas;
• Estabelecendo e acompanhando indicadores para a gestão de recebimento de glosas e ciclo da receita;

Relevância do tema para a área de saúde:

A relação comercial entre a operadora de plano de saúde e as instituições de saúde são determinadas pelo gestor comercial ou pelos analistas de faturamento. São estes últimos, que no contato do dia-a-dia, precisam estar atentos para defender a instituição mediante posições unilaterais que possam prejudicar o equilíbrio financeiro.

Importância do profissional se atualizar sobre este tema:

Alavancar melhores resultados nos processos de gestão, na condução das contas dos serviços de saúde, estimulando uma postura e visão integrada do contexto produção versus emissão de faturas versus cobrança e recebimento.

Aplicação imediata do conteúdo do curso:

O curso propiciará uma visão de gestão holística aos participantes, permitindo um olhar crítico dos processos atuais na instituição de saúde com objetivo de gerar estratégias eficientes para melhores resultados financeiros e operacionais.

Quellen Reis Pereira Fonseca

Pós-Graduada em Auditoria de Sistemas de Saúde desde 2011, atua na área de auditoria interna de contas desde 2008, em instituição de saúde de porte nacional. Atuou também na gestão de auditoria hospitalar, exercendo o cargo de coordenadora de análise de contas médicas.

Associado AHSEB –  R$ 232,00

Associado COREN –  R$ 261,00

Não Associado – R$ 290,00

Aceitamos cartões de crédito e parcelamos com a taxa da administradora.

Descontos a partir de 3 inscrições.

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