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Cursos e Eventos UCAS

Como Implantar um Projeto de Gestão da Qualidade nas Instituições de Saúde

Aprenda o passo-a-passo para obter os melhores resultados

Objetivo: Capacitar os profissionais para atuarem na gestão da qualidade nas instituições de saúde, visando melhores resultados.

Carga horária: 12 horas             Horário das aulas: 08:00h às 12:00h

Público-alvo:  Profissionais que atuam ou queiram atuar com a gestão da qualidade em instituições de saúde.

Data: 04, 05 e 12 de abril de 2025

* Data sujeita a alterações, dependendo do ponto de equilíbrio (relação custo/nº de inscritos)

Curiosidades sobre o tema abordado:

1. Você sabia que instituições de saúde que implementam sistemas de gestão da qualidade, como a ISO 9001, podem ver uma melhoria significativa na satisfação dos pacientes? Estudos mostram que hospitais certificados conseguem aumentar a satisfação em até 25%, pois promovem processos mais organizados e focados nas necessidades dos usuários.

2. Você sabia que a acreditação de hospitais, como a realizada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) no Brasil, pode reduzir a taxa de eventos adversos? Hospitais acreditados frequentemente apresentam uma diminuição de até 40% em complicações relacionadas ao atendimento, evidenciando a eficácia dos padrões de qualidade na segurança do paciente.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 01 – FUNDAMENTOS DA QUALIDADE
– Conceitos básicos de qualidade;
– Um breve histórico da qualidade nas organizações de saúde;
– Conceito de melhoria contínua;
– Modelos de acreditação;
– Introdução às ferramentas da qualidade;
– ONA – Organização Nacional de Acreditação;
– Planejamento estratégico para implementação da qualidade.

MÓDULO 02 – PROCESSOS, INDICADORES E DOCUMENTAÇÃO DA QUALIDADE
– Conceito de processo;
– Mapeamento e modelagem de processos assistenciais;
– Processos x estratégia organizacional;
– Como implantar indicadores numa organização de saúde;
– Alinhamento dos indicadores aos processos e à estratégica;
– Monitoramento de indicadores;
– Análise e construção de plano de ação;
– Gestão dos documentos do sistema de gestão da qualidade.

MÓDULO 03 – PROCESSOS, INDICADORES E DOCUMENTAÇÃO DA QUALIDADE

– Identificação e avaliação de riscos em organizações de saúde;
– Análise de causas e efeitos adversos;
– Implementação de medidas preventivas e corretivas na gestão de riscos;
– Importância da segurança do paciente;
– Estratégias para promover uma cultura de segurança;
– Notificação e prevenção de eventos adversos;
– Coleta e análise de dados para avaliação de desempenho;
– Auditorias internas e externas da qualidade.

Relevância do tema para a área de saúde:

Melhoria no atendimento aos pacientes através da implantação e monitoramento da qualidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde.

Importância do profissional se atualizar sobre este tema:

Atuar com melhor eficiência na gestão da qualidade dos serviços prestados aos pacientes nas instituições de saúde.

 

 


Ana Cristina dos Santos

14 anos de experiência em gestão da qualidade em instituições de saúde. Larga experiência com acreditação ONA, PALC, RN507 e ISO9001. Consultora de gestão empresarial, melhoria de processos, gestão da qualidade em instituições de saúde. Facilitadora em curso de Pós-Graduação e Extensão na área da saúde. Palestrante.

Associado AHSEB –  R$ 232,00

Associado COREN –  R$ 261,00

Não Associado – R$ 290,00

Aceitamos cartões de crédito e parcelamos com a taxa da administradora.

Descontos a partir de 3 inscrições.

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