fbpx

Notícias

Novembro Azul

Geral - 01.11.19

Esta campanha, intitulada “Novembro Azul” e que faz as instituições de saúde, empresas, organizações, entidades do terceiro setor trocarem o rosa (da “Outubro Rosa”) pelo azul,  foi lançada no Brasil há oito anos. Nasceu como um projeto de disseminação de informação do Instituto Lado a Lado pela Vida, que detectou a necessidade de quebrar tabus sobre o exame de câncer de próstata, o que ainda espanta muitos homens da prevenção e da possibilidade de ter um diagnóstico num tempo adequado.

Você sabia que, no começo, a campanha não tinha esse nome? Quando criou a ONG, em 2008, a jornalista Marlene Oliveira – incentivada pelo amigo, o urologista Eric Roger Wroclawski – batizaram a primeira ação em prol da prevenção ao câncer de próstata de “Um Toque, Um Drible”. Materiais informativos foram distribuídos nas ruas e nas redes sociais. Era a primeira forma de alertar aos homens que a prevenção à doença era mais importante do que qualquer tabu ou preconceito associado ao exame.

Segundo o Portal da Urologia, a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

*Fontes:

Site Meio &Mensagem – Link: https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2018/11/16/novembro-azul-uma-historia-sem-tabus.html

Portal da Urologia: https://portaldaurologia.org.br/noticias/novembro-azul-chama-a-atencao-para-o-cuidado-do-homem-com-a-prostata-e-a-saude/






Opções de privacidade